Pular para o conteúdo principal
Aviso

Resolução mínima permitida de 310 pixels.


Precisa acessar com uma resolução acima de 310 pixels.

data
Blog do Ademar Sousa
Blog do Ademar Sousa
Blog do Ademar Sousa
data
Blog do Ademar Sousa
  • Inicio
  • Ludwig Ameida
  • O Parlatorio
  • Contato

Prefeitura define regra para limitar transporte por aplicativo em Teresina

Ademar Sousa maio 09, 2019

Comentários

Mais Notícias

Página inicial Prefeitura define regra para limitar transporte por aplicativo em Teresina

Prefeitura define regra para limitar transporte por aplicativo em Teresina

maio 09, 2019
0


A Prefeitura de Teresina definiu a regra que vai adotar para limitar o número de veículos por transporte aplicativo que poderá rodar na capital. Vai valer a quantidade de motoristas cadastrados nas plataformas de cada aplicativo até o dia 08 de janeiro de 2019, data em que foi publicada no Diário Oficial, a Lei 5.324, que disciplina a exploração do serviço de transporte remunerado privado individual de passageiros.

O decreto de regulamentação já está pronto e será assinado pelo prefeito Firmino Filho assim que ele retornar da viagem que faz a São Paulo.

“O decreto vai considerar a quantidade de veículos, por aplicativo, corresponde ao número de veículos que estavam na plataforma quando foi publicada a lei no dia 8 de janeiro de 2019. A operadora vai ter que dizer para a prefeitura que no dia 8 de janeiro de 2019 existiam tantos motoristas cadastrados. Cada uma vai dizer sua quantidade, aí a prefeitura considera”, explica o secretário de governo de Teresina, Raimundo Eugênio.

Com essa regra, a PMT exclui totalmente a possibilidade de limitar o número de carros a 2.500, mesma quantidade da frota de táxi de Teresina - como chegou a ser discutido e consta na Lei aprovada pelos vereadores.

“Não tem um número fechado, as operadoras é que vão dizer quantos motoristas estavam cadastrados no dia 08 de janeiro. Cada operadora terá que comprovar essa quantidade”, ressalta o secretário.

O que diz a Lei 5.324

O motorista deverá:

- Se cadastrar na Superintendência de Transito (Strans) e possuir Carteira Nacional de Habilitação com autorização para exercer atividade remunerada.

- Comprovar aprovação em curso de formação com conteúdo mínimo a ser definido pela Prefeitura.

- Comprovar a contratação de seguro que cubra acidentes de passageiros (APP) e Seguro Obrigatório – DPVAT.

- Apresentar Certidão Negativa Criminal

- Estar inscrito como segurado do Instituto Nacional da Seguridade Social - INSS, na condição de contribuinte individual, devendo estar adimplente com as contribuições, conforme determina a Lei Federal nº 12.587/2012, com modificações posteriores.

- Operar veículo motorizado com capacidade de até seis ocupantes.

O veículo

- Deverá ter no máximo oito anos de fabricação, e mais um ano de prazo para troca do veículo.

- Ser licenciado em Teresina

- Rodar com adesivo removível regulamentado por Portaria da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito - STRANS.

Para o secretário, a lei não se enquadra na decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que derrubou ontem a proibição do transporte por aplicativo nos municípios. "Imagina uma pessoa pegar um veículo onde a pessoa não tem bons antecedentes? Essas regras valem para a própria segurança dele e dos passageiros. Sendo assim, o município não está restringindo”, afirmou o secretário.

A lei que permite a PMT regulamentar o serviço foi aprovada no dia 11 de dezembro do ano passado na Câmara Municipal.

STF derruba proibições no país

Nesta quarta-feira, o Supremo Tribunal Federal (STF) concluiu o julgamento sobre leis municipais que restringem desproporcionalmente ou proíbem a atividade de transporte individual de passageiros por meio de aplicativos. O Plenário decidiu que a proibição ou a restrição desproporcional da atividade é inconstitucional, pois representa violação aos princípios constitucionais da livre iniciativa e concorrência.

Na ocasião, o STF julgou inconstitucional, por unanimidade, a Lei 10.553/2016 de Fortaleza (CE), que proíbe o uso de carros particulares, cadastrados ou não em aplicativos, para o transporte remunerado individual de pessoas e prevê multa de R$ 1.400 ao condutor do veículo. (Com informações do Portal Cidade Verde). 


  • Whatsapp Whatsapp
  • Facebook
  • Telegram
  • Imprimir Página
  • Copiar Link
  • Mais recentes

  • Antigos

Postar um comentário

0 Comentários

Postar um comentário (0)

Redes Sociais

  • whatsapp
  • facebook
  • instagram

Matérias mais visitadas

Jovem morta a tiros por tenente do Exército em Teresina (PI) morava em Timon (MA)

Jovem morta a tiros por tenente do Exército em Teresina (PI) morava em Timon (MA)

Mãe da jovem Iarla Lima Barbosa, de 25 anos, assassinada pelo namorado tenente do Exército: 'levaram um pedaço de mim' Iarla...
 Mix Mateus seleciona currículos para 500 vagas de empregos em Timon

Mix Mateus seleciona currículos para 500 vagas de empregos em Timon

Dirigentes do Grupo Mateus, originário do Maranhão, que possui 36 lojas distribuídas em cinco Estados da região Norte e Nordeste, estiver...
Membros do CEDIPI tomam posse em solenidade no Palácio de Karnak

Membros do CEDIPI tomam posse em solenidade no Palácio de Karnak

Tomaram posse quarenta conselheiros, entre titulares e suplentes, de várias instituições do Piauí  Foto: CCom (Ascom SASC) Aconteceu na manh...
 Um Maranhão Republicano

Um Maranhão Republicano

Artigo escrito por Carlos Brandão, vice-governador do Maranhão Vice-governador Carlos Brandão Definitivamente, as eleições 2020 deixaram u...
 Priorizando base, Timon deve se apresentar este mês para Série B do Piauiense

Priorizando base, Timon deve se apresentar este mês para Série B do Piauiense

Foto: Luís Júnior/Ascom Altos A equipe do Timon está entre os times que irão tentar seu retorno a elite do futebol piauiense na disputa da S...
Blog do Ademar Sousa

Um pouco da minha história

Natural de Alto Longá (PI), Ademar Sousa, é jornalista, radialista e blogueiro atuando na área de comunicação desde 1984. Atualmente, desenvolve o seu trabalho na região da Grande Teresina, bem como em Timon (MA) e em toda a região dos Cocais Maranhenses.
Site criado por MillerDesigner
  • Inicio
  • Contato