SAÚDE: SAMU Teresina participa de ações da Semana Nacional de Trânsito

0
Foto: Reprodução (FMS)

No HUT, cerca de 88% das vítimas de acidentes de trânsito que chegam ao hospital são de motociclistas 

O SAMU Teresina vai participar, neste sábado, 18, das atividades relativas a abertura da Semana Nacional de Trânsito, que ocorre de 18 a 25 deste mês, com o tema “No trânsito, sua responsabilidade salva vidas”. O evento deste sábado acontece, das 8h às 12h, no Complexo da Ponte Estaiada e consiste em uma ação do Projeto Vida no Trânsito, que envolve diversos órgãos de trânsito e de saúde. 

No local, serão entregues folders informativos, serão realizadas demonstrações de manobras de reanimação cardiorrespiratória e simulação realística de acidente. 

O diretor geral do Samu Teresina, Eliel Pereira dos Santos, diz que é um evento para chamar a atenção para a redução de acidentes. “O Samu alerta que a Semana Nacional de Trânsito é para preservar vidas, por meio de ações de conscientização voltadas para educação, engenharia e fiscalização de trânsito”, diz. 

O presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Gilberto Albuquerque, destaca que os acidentes com motociclistas é a segunda maior entrada de atendimentos no HUT. “Os dados revelam que existe muita imprudência e descumprimento da legislação. No HUT, cerca de 88% das vítimas de acidentes de trânsito que chegam ao hospital são de motociclistas”, diz. 

Dados do Hospital de Urgência de Teresina (HUT) apontam que em 2020 foram 5.746 acidentes de trânsito geral e, de janeiro a agosto deste ano, foram 5.956. Os acidentes de trânsito com motocicleta em 2020 foram 5.077 e em 2021, de janeiro a agosto, somam 5.198. Cerca de 64% das cirurgias realizadas pelo HUT são decorrentes de vítimas de politraumas envolvidas em acidentes de trânsito. A faixa etária predominante é de 21 a 40 anos com 57% e o sexo predominante é o masculino com 77%. (Semcom/FMS) 

Postar um comentário

0 Comentários

Postar um comentário (0)

#buttons=(Ok, Vamos em frente!) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Verifique agora
Ok, Vamos em frente!