Janeiro Branco: Campanha alerta para cuidados com a saúde mental

Foto: Reprodução (CGCom/Sems)

Ter a capacidade de enfrentar adversidades e obstáculos, mantendo o controle dos sentimentos e das reações. Isso é sinônimo de equilíbrio. É o que a vida pede para que se tenha saúde mental. Uma tarefa nada fácil para a maioria das pessoas. Por isso, o tema “A Vida pede Equilíbrio” se encaixa perfeitamente na campanha Janeiro Branco 2023, realizada como forma de promover a reflexão e a renovação de ações e pensamentos para o ano que se inicia. A Prefeitura de Timon adere à campanha, um movimento nacional que, no município, é coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde (SEMS).

O objetivo é alertar para os cuidados com a saúde mental da população, a partir da prevenção das doenças decorrentes do estresse, incluindo os transtornos mentais mais comuns, como depressão, ansiedade e pânico.

“Os profissionais de saúde auxiliam as pessoas a encontrarem o melhor caminho para terem autocontrole emocional, e isso vai ajudar a trazer o equilíbrio, tanto na vida pessoal, quanto na profissional, vai dar às pessoas mais satisfação e motivação, por isso é importante procurar ajuda sempre”, frisa o secretário de Saúde de Timon, Márcio Sá.  

É muito importante que as pessoas que apresentam e percebam sintomas de depressão, ansiedade e pânico não esperem por melhora sem a orientação de um profissional de saúde. Nesse caso, deve-se buscar atendimento na Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência, a fim de que seja realizado o acompanhamento pelas equipes de Saúde da Família e seja feito o encaminhamento, quando necessário, para o atendimento especializado nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS).

Timon conta hoje com três CAPS (Centros de Atenção Psicossociais), são eles: Infanto-Juvenil (CAPSi), CAPS Adulto e CAPS AD – para tratamento de dependência química, Álcool e Drogas. Todos os centros funcionam de segunda a sexta, das 8h às 13h, e contam com psicólogos, psiquiatras, assistentes sociais, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais e nutricionistas, que realizam o acompanhamento clínico e a reinserção social. A rede de atendimento contempla ainda o ambulatório de saúde mental, que funciona na Policlínica e oferece acompanhamento psicológico aos pacientes com transtornos leves, de segunda a sexta, nos dois turnos.

Em caso de surto psiquiátrico, é preciso acionar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) para ser encaminhado ao atendimento de urgência e emergência mais próximo.

DICAS

Para ajudar a manter a saúde mental em dia, também é importante praticar atividade física, manter uma alimentação saudável, se hidratar, ter um sono de qualidade, cuidar bem dos relacionamentos, se valorizar, estar em companhia de pessoas otimistas.(CGCom/Sems)

Postar um comentário

0 Comentários