Além da capital, Timon é a única cidade do MA com programa de assistência a pacientes ostomizados

0
Foto: Reprodução (CGCom/Sems/PMT)

O dia 16 de novembro é o Dia Nacional dos Ostomizados. A Prefeitura de Timon, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, disponibiliza bolsas de coslostomia e atendimento com enfermeira estomaterapeuta na Policlínica Municipal.

Além da capital São Luís, Timon é a única cidade do Maranhão com programa de assistência a pacientes ostomizados. Os atendimentos com estomaterapeuta e disponibilização de bolsa são realizados de segunda a sexta-feira, das 8h até 12h, na Policlínica Municipal.

A estomaterapeuta da Policlínica Municipal, Cristiane Matos, conta que, atualmente, a Prefeitura presta assistência a uma média de 70 usuários ostomizados. Cada um recebe, mensalmente, 15 bolsas, sendo o número ampliado quando há necessidade.

“A maioria dos pacientes que recebemos são pessoas com câncer ou que passaram por acidentes traumáticos. Nós temos em média 70 pessoas no município cadastradas para receber gratuitamente essas bolsas. Nas consultas, orientamos sobre o tipo de bolsa que o usuário deve usar, como ela deve ser colocada, explicamos a questão da higiene, tudo para o usuário ter autonomia. Fazemos o acompanhamento durante toda semana”, conta Cristiane Matos.

O secretário municipal de Saúde, Márcio Sá, destaca que este serviço é de suma importância para as pessoas ostomizadas. “Estes usuários têm o direito de receber estas bolsas e de serem acompanhados por estomaterapeuta. É com orgulho que Timon tem esta rede organizada e oferece esse serviço de qualidade na Policlínica Municipal”, ressalta Márcio Sá.

Para receber a assistência da Prefeitura, é preciso realizar o cadastro na Policlínica, levar duas cópias do RG, CPF, cartão do SUS, comprovante de residência e laudo médico do procedimento cirúrgico que o paciente já tenha realizado. (CGCom/Sems/PMT)

Postar um comentário

0 Comentários

Postar um comentário (0)

#buttons=(Ok, Vamos em frente!) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Verifique agora
Ok, Vamos em frente!